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A primeira etapa de um funil de vendas é a atração. E é nessa etapa que acontece o primeiro atrito dentro funil. Nem todos aqueles que chegam até a sua página de captura com a sua oferta de um ímã digital irão aplicar seu e-mail para ter acesso ao seu conteúdo gratuito.

Se as conversões nessa primeira etapa forem ruins, isso afetará diretamente as vendas, pois poucas pessoas dentro do funil significam poucas oportunidades em vendas. Otimizar essa primeira etapa e aumentar a quantidades de pessoas dentro do funil deve ser uma preocupação diária.

Antes de criar seu ímã digital você deve saber por que implantar um funil de vendas para atrair e nutrir leads e somente depois vender para eles?

Imagine que você se tornasse uma autoridade em seu segmento e as pessoas reconhecessem você como uma fonte de informações, uma referência. Isso faria diferença para você? Seria o suficiente para transformar seu negócio? Ficaria mais fácil vender seus produtos ou serviços?

Se você respondeu sim as perguntas acima significa que você consegue enxergar o poder que ser reconhecido como uma autoridade lhe daria. A má notícia é que não é tão fácil fazer isso, mas a boa notícia é que através da internet isso não é tão difícil de conseguir.

Um passo importante para a construção de sua autoridade online é criar conteúdo de alto valor. Eu tenho certeza que você já ouviu ou leu algo a respeito disso. No entanto, um passo anterior a esse e não menos importante é a construção de sua audiência.

Como construir sua audiência?

Uma tática que tem funcionado é criar um ímã digital e entregá-lo a um visitante como bônus em troca de seu e-mail. O que é um ímã digital?

Um ímã digital é um conteúdo de alto valor para seu avatar, pois resolve um problema especifico dele. Se você não sabe o que é um avatar leia o artigo: O primeiro passo para melhorar suas oportunidades em vendas.

Esse conteúdo de alto valor pode ser entregue em diversos formatos, veja abaixo alguns exemplos:

 
 
  • E-book
  • Vídeo
  • Mini-treinamento
  • Relatórios
  • Webinar
  • Checklists
  • Guias
  • Etc.
 
 

Para definir o melhor formato você deve levar em consideração as preferências de seu avatar. Você precisará validar isso com uma pesquisa, por exemplo.

Validar uma ideia é muito importante, pois você deseja entregar algo de tão alto valor que seu avatar vai ficar muito feliz por ter encontrado seu conteúdo. Não pense em construir qualquer coisa para entregar só porque o conteúdo é gratuito, mas pense em construir algo excepcional simplesmente porque é gratuito. Dessa maneira as pessoas são levadas a pensar: “se o que eles oferecem de graça é tão bom, imagine quando forem pagos.

Entretanto, a realidade que tenho visto são ímãs digitais fracos, feitos de qualquer maneira e não validados segundo os interesses do avatar.

E depois de ter acesso ao ímã digital o brilho nos olhos do prospecto simplesmente desaparece e no lugar o que nasce é um sentimento de frustração, de que foi enganado e que agora alguém vai encher sua caixa de e-mail com um monte de mensagens desinteressantes tentando lhe vender algo.

 
 

Antes de construir seu ímã digital tenha seu avatar bem definido e validado.

 
 
 
 

Um ímã digital de alta conversão possui 6 características. As características abaixo vão tornar seu ímã digital algo de alto valor percebido para seu avatar e ao terem acesso ao conteúdo se sentirão felizes de terem entrado em seu funil, porque encontraram algo de alto valor.

 
 
 
 

Para fazer o download da versão PDF em alta resolução do infográfico acima, clique aqui

1º Característica do ímã digital de alta conversão: Ser Bem Específico

Quando definiu seu avatar, você descreveu diversas dores e frustrações. Agora pegue apenas uma de suas dores ou frustrações e desenvolva um conteúdo que o ajude a vencer o problema. Algo que possa movê-lo um passo em direção ao seu produto ou oferta principal.

2º Característica do ímã digital de alta conversão: Mudança no status de relacionamento

Antes de ter acesso ao seu ímã digital é bem provável que o lead não o conhecesse, mas agora ele lhe conhece e pode ser que até o admire. Se você entregar algo de alto valor, tenha certeza que as pessoas que baixarem seu material vão pesquisar na internet sobre você, vão visitar seu blog, site, página em rede social em busca de mais conteúdos bons.

Isso simplesmente vai movê-los rapidamente para o fundo de seu funil, onde passarão de leads a clientes satisfeitos e advogados da marca.

3º Característica do ímã digital de alta conversão: Uma grande promessa

Você deve prometer algo grande, mas sua resposta não pode ser difícil ou complexa de ser colocada em prática. Se você tem várias soluções para um mesmo problema crie um ímã digital para cada solução.

Se você não sabe como criar uma promessa de transformação matadora clique aqui para aprender a técnica do quadro antes e depois. Utilizando essa técnica simples você será capaz de criar ofertas irresistíveis.

4º Característica do ímã digital de alta conversão: Entregue algo de grande valor

Após ter concluído seu ímã digital. Pergunte-se: “se fosse para vender esse ímã digital às pessoas ficariam satisfeitas com a compra?”

Se a resposta for negativa, refaça seu ímã digital. Uma palavra de cautela: não exagere! Ímãs digitais simples tendem a funcionar melhor.

5º Característica do ímã digital de alta conversão: Entregue uma pequena vitória

Geralmente as empresas esperam que seus clientes fechem negócio com elas antes de poder experimentar um produto ou serviço. Isso faz com que o maior risco seja do cliente. E se ele comprar o produto ou serviço e não funcionar para ele?

Essa é uma objeção clássica que trava seu prospecto e ele acaba desistindo da compra, pois está com medo da solução oferecida por sua empresa e seus vendedores não serão capazes de lhe vender o produto a menos que vençam a objeção.

Imagine que você fosse capaz de ajudar o seu cliente a ter uma primeira vitória antes mesmo de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço. Como seria? Seria mais fácil vender para eles depois dessa experiência positiva?

 
 

Pesquisas apontam que 80% das vendas não acontecem por falta de nutrição.

 
 
 
 

Prospectos que poderiam comprar de você, mas disseram não poderiam ser um grande incremento em seus lucros, dobrando ou triplicando as vendas. Um funil de vendas é um modelo sistematizado que permite você transformar um primeiro não em sim.

Se você está interessado em aprender mais sobre esse modelo leia o artigo: Por Onde Começar no Marketing Digital para Obter Resultados Rápidos?

6º Característica do ímã digital de alta conversão: Deve ser possível consumi-lo rapidamente

Estruture seu ímã digital para que ele possa ser consumido de 5 a 20 minutos. Entregue algo rápido pratico e que seja útil para seu prospecto.

Configure sua ferramenta de automação de marketing para entregar o ímã digital imediatamente após o cadastro.

 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.