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Hoje em dia qualquer empresa deseja explorar o potencial da internet em gerar novos negócios, fortalecer a sua marca e fidelizar clientes.

A cada dia, mais empresas buscam uma agência de marketing digital para cuidar de sua empresa no meio digital.

A razão da alta busca por agências digitais tem haver com as dificuldades ou falta de habilidade técnica que as empresas possuem para cuidar de sua marca no meio digital, em muitos casos é muito difícil ter um time de marketing interno 100% focado nessas atividades.

Outra razão é ficar testando o que dá certo custa muito caro e estamos vivendo uma época onde qualquer empresário precisa estar atento a gestão da escassez de recursos.

Por isso, em muitos casos acaba sendo mais viável contratar uma empresa especialista no assunto.

Mas, antes de contratar uma agência de marketing digital existem algumas coisas que você precisa saber.

 
 
 
 

Qual é o Foco da Agência Digital?

O marketing é uma disciplina muito ampla, por isso, antes de contratar uma agência você precisa saber qual é o foco da agência.

Por exemplo, dentro da disciplina marketing temos: a publicidade, relações públicas (assessoria de impressa), Merchandising e o marketing direto, isto para citar alguns.

Todas essas disciplinas têm suas estratégias no meio digital. E praticamente todas as agências que prestam esses mais variados tipos de serviços se identificam como: agência de marketing digital.

Você precisa alinhar bem quais são os objetivos da sua empresa antes de contratar uma agência de marketing, se é aumentar as vendas, se é aumentar a exposição da marca ou se é fortalecer e fidelizar outros canais de atendimento e pós-venda, por exemplo.

É claro que com o tempo você pode trabalhar todos os pontos. Mas, para começar você precisa escolher apenas um objetivo.

Alcançar uma única meta é muito mais fácil do que tentar atingir várias metas ao mesmo tempo.

Isso além de dificultar a gestão do projeto, a tendência é que você e a agência se percam e acabem sem nenhum resultado.

É como aquele velho ditado diz: “quem tenta fazer tudo, acaba não fazendo nada.”

Foco é muito importante.

Uma deficiência comum entre as agências de marketing digital é o fato de prestarem serviços com o foco operacional. Apenas atender uma demanda que o cliente não consegue, muitas vezes pelo alto custo, suprir internamente.

Veja como o espoco de uma agência tradicional se limita ao operacional. Geralmente o escopo de uma agência digital é basicamente:

  • SEO – Otimização de sites para buscadores
  • Gerenciamento de Redes Sociais
  • Facebook Ads (criação de anúncios para Facebook)
  • Google Adwords (criação de anúncios para rede de pesquisa e display do Google)
  • Criação de Sites e Blog
  • Marketing de Conteúdo e Inbound (criação de artigos, e-books e vídeos)
  • E-mail Marketing e Automação de Marketing

Imagine que seu objetivo seja: aumentar as vendas e ter mais previsibilidade de vendas com a expansão da capacidade de alcance de sua empresa.

É muito provável que ao procurar uma agência, eles vão esperar que você saiba o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos.

E é exatamente isso que provavelmente você não sabe, por isso, está buscando ajuda!

Mas mesmo assim...

Você vai precisar dizer: “estou precisando fazer o SEO do meu site”, “estou precisando de alguém para gerenciar minha conta no adwords” ou “preciso de um social media para cuidar de minhas redes sociais.

Pense nesse último exemplo. Talvez a pergunta que você vai ouvir é: “você deseja fazer postagens diárias ou duas ou três semanais?

Conseguiu perceber como o foco é totalmente operacional. Se seu objetivo é aumentar as vendas você precisa de orientação estratégica, não apenas de mais uma ou duas ferramentas.

Se você contratar esse tipo de serviço em pouco tempo vai descobrir que postagens diárias no Facebook não geram mais vendas.

Isso é frustrante! Mas, você deveria ter desconfiado que apenas mais uma ferramenta ou mais uma atividade de operacional não teria um resultado expressivo dentro de seu negócio.

Espero que você não precise passar por isso, para entender o que eu estou tentando te dizer.

Você precisa de alguém para te dar orientações estratégicas dentro do marketing da sua empresa e esse é o papel principal de sua agência de marketing.

Fazer o operacional faz parte, mas tudo precisa fazer parte de uma estratégia elaborada para atingir uma meta específica.

 
 

Se você deseja vender no futuro faça Branding, se você deseja vender HOJE escolha o marketing de resposta direta

 
 

Atualmente o Branding é a estratégia nº1 oferecida pelas agências de publicidade e marketing. Por quê? Porque essa estratégia de fortalecimento de marca é amplamente executada pelas grandes empresas.

Mas, existe um grande problema? Branding trás resultados no longo prazo e exige um investimento muito alto. Não estou falando de 5 ou 20 mil; Não!!!! Bem mais que isso!

As pequenas empresas precisam de um modelo de marketing como o marketing de resposta direta para a elaboração de estratégias e ações rápidas e que sejam facilmente mensuradas.

Se você quiser saber mais sobre o marketing de resposta direta clique aqui.

Agora deixa eu te falar sobre outra coisa que você precisa tomar cuidado antes de contratar uma agência de marketing digital.

 
 
 
 

Contratar uma Agência não pode ser um Pedido de Casamento no Primeiro Encontro

O que vai acontecer é que geralmente para sua “segurança” a agência vai querer fechar um contrato de 12 meses.

Será que sua empresa pode esperar 12 meses de resultados ruins para depois mudar de estratégia?

Não! Mas, se você parar para pensar é isso que as agências querem.

Pode ser que depois de dois meses de contrato você questione a falta de resultados em vendas.

E a resposta talvez seja: “você precisa entender que não é possível ter resultados rápidos e o que estamos fazendo é algo de médio a longo prazo. Veja que estamos conseguindo um alto engajamento com as postagens e sua marca está se tornando mais conhecida.

Mas a questão é: para sobreviver sua empresa precisa de curtidas ou de vendas?

Não me entenda mal, eu não sou contra as agências e os contratos de 12 meses. Aliás, nós dá JG Leads ands Sales também somos uma agência de marketing digital.

O que eu quero dizer é que antes de fazer um contrato longo, você precisa namorar a agência. Não case no primeiro encontro!

Vocês precisam se conhecer, ver se o foco da agência atende a seus objetivos.

É por isso, que aqui na empresa nós sempre recomendamos para nossos clientes começar com pequenos projetos de 30 dias.

Nós fazemos o seguinte:

Primeiro analisamos todo o negócio do cliente e identificamos em que fase ele está. É um iniciante em marketing digital, está no nível intermediário (isto é, já tem lista de e-mails, e-books e investe em tráfego ou marketing de conteúdo) ou está no nível avançado (isto é, já faz webinar ou tem algum funil ou campanha de vendas no ar).

Uma vez identificando o momento do cliente, começamos por propor uma ação rápida que poderia ser executada e depois medimos o resultado em vendas.

Por exemplo, pode ser que um cliente tenha uma campanha na internet, só que a oferta é fraca.

Ou pode ser que a oferta seja boa, mas a copy (mensagem que prepara o cliente para comprar) é genérica, ou seja, é igual à de seus concorrentes.

Ou pode ser que o cliente não tenha nem mesmo um posicionamento de marketing definido.

Assim conseguimos ter mais clareza sobre quais ações tomar. E o cliente fica mais seguro em ver dentro do primeiro mês pelo menos algum resultado em vendas.

Sempre em um primeiro projeto a nossa meta é pelo menos devolver o investimento que o cliente fez em nossa consultoria.

Aqui a nossa preferência é por trabalhar por projeto ou campanha. Assim o cliente pode nos contratar para fazer uma única campanha que ele pode deixar no ar por vários meses ou nos contratar para criar novas campanhas toda semana.

O cliente é quem decide! Cada empresa ou tipo de negócio tem uma necessidade diferente.

E é isso que você deve fazer! Namore sua agência e deixe-se apaixonar pelos resultados que ela é capaz de gerar. Se depois um bom tempo de namoro, você quiser pedi-la em casamento, tudo bem! Essa é uma opção natural para quem está apaixonado... rsrsrs

Agora deixa eu te falar sobre mais um ponto que você deveria analisar antes de contratar uma agência de marketing digital.

 
 
 
 

Qual será o Escopo de Trabalho?

Uma vez estabelecida à grande meta do projeto e a hora de definir o escopo, isto é, as atividades que serão realizadas para atingir a meta.

Por exemplo, nós aqui da JG Leads and Sales temos por foco atender empresas que tem como grande meta a previsibilidade de vendas.

A maneira mais segura de fazer isso é criar as ações capazes de gerar vendas todos os dias. Para vender todos os dias a empresa precisa fazer campanhas semanais.

Como toda campanha gera um pico de vendas, então toda semana o cliente tem novas e novas vendas sendo realizadas.

Para atingir essa grande meta nós ajudamos nossos clientes a:

  • Criar novas e boas ofertas
  • Criar um novo Posicionamento ou defendê-lo.
  • Escrever novas copy’s
  • Definir tipo de campanha
  • Definir tipo de abordagem

Para nós essas orientações estratégicas é que fazem toda a diferença no resultado final, pois o operacional de uma campanha todas as agências fazem.

Criar uma página de captura, escrever um e-book, gravar um vídeo, fazer uma live ou webinar, gravar uma palestra ou apresentação ou até escrever uma sequência de e-mails qualquer um pode fazer.

Mas, tomar as decisões estratégicas por trás dessas ações e decidir o momento certo de executá-las é o que garante o sucesso ou o fracasso de uma campanha.

Para que nossos clientes consigam atingir a grande meta de vender todos os dias nós auxiliamos os nossos clientes na tomada de decisão estratégica nas seguintes áreas:

MERCADO – Ajudamos nossos clientes a conhecer melhor seu mercado, não apenas criando um avatar ou buyer persona. Mas, testando diversas abordagens de vendas e ajudando-o a descobrir qual o tipo e tema de mensagem conecta mais com o consumidor e trás mais resultados em vendas.

PRODUTO – Ajudamos nossos clientes a avaliar em que fase do ciclo de vida do produto seus produtos e serviços estão. Eles estão bem alinhados com as necessidades do mercado ou precisam passar por melhorias?

MODELO DE NEGÓCIOS – Acreditamos que para manter um negócio seguro e lucrativo todas as empresas deveriam seguir a recomendação de Michael Porter, um estudioso de negócios de Harvard.

Porter diz que é mais seguro para uma empresa ter estratégia de produtos ou serviços de: BAIXO CUSTO, FOCO e PREMIUM.

Nós ajudamos nossos clientes a organizar sua própria esteira de produtos, assim podemos criar ações de marketing para ajudar os consumidores a avançar dentro da jornada de produtos e serviços da empresa.

POSICIONAMENTO – Nós ajudamos nossos clientes a criar e manter um posicionamento forte. Utilizar estratégias do marketing de diferenciação é a maneira mais segura de garantir que ninguém vai tomar seu espaço no mercado.

CAMPANHAS DE VENDAS – Ajudamos nossos clientes a criar diversas campanhas com abordagens diferentes para atingir três grandes objetivos:

Aquisição – Ajudamos nossos clientes a atrair novos clientes e interessados. Uma campanha de aquisição, não apenas gera novos leads, mas também vende seu produto garantindo o retorno sobre o investimento da ação de marketing.

Ativação – Não importa quão boa é uma campanha, sempre terá pessoas que disseram não. Nós preferimos acreditar que disseram “ainda não”, por isso ajudamos nossos clientes a criar campanhas de ativação para tornar contatos antigos e ex-clientes em novos compradores.

Monetização – As campanhas de monetização ajudam nossos clientes a manter sua audiência sempre comprando novos produtos.

As campanhas de vendas online cumprem o papel de educar o cliente, criar novos pontos de conexão e ancoragem de preço.

E claro que o principal objetivo é ajudar sua empresa a vender mais e obter mais qualidade no processo de vendas, além de transformar clientes em fãs.

São esses movimentos estratégicos que garante aos nossos clientes que estão no caminho certo para aumentar as vendas e ter mais previsibilidade, eliminando os tão comuns altos e baixos.

É exatamente esse movimento de campanhas bem elaboradas e estratégicas que chamamos de método “venda todos os dias.”

Se você gostaria de saber um pouco mais como nós podemos ajudar você. Participe de nossa sessão estratégica gratuita.

Nessa sessão gratuita vamos conversar um pouco sobre seu negócio. Vamos apresentar para você que ações você poderia realizar agora para melhorar seus resultados com o marketing digital.

Se você deseja a nossa ajuda ou quer saber como podemos ajudar sua empresa, clique aqui.

 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.