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Com a concorrência cada vez mais acirrada o empresário precisa ser mais ativo e menos reativo em relação ao planejamento de suas campanhas de vendas visando aumentar as vendas de seu comércio.

Não dá mais para ficar esperando algumas épocas do ano para vender muito e sobreviver com esse montante os próximos meses ou só começar agir quando perceber que as coisas estão muito ruins e o fluxo de caixa está no negativo.

Ou seja, quando sua empresa estiver perdendo feio para a concorrência.

O lojista precisa planejar as ações e executar campanhas de vendas se deseja vender todos os dias. Mas, precisa fazer isso do jeito certo e mais barato também.

Neste artigo você vai aprender um modelo para criar sua próxima campanha de vendas e alavancar as vendas de sua loja.

O cenário atual é que as lojas estão cada vez mais vazias porque os consumidores estão na internet. Quando vão à loja já sabem exatamente o que desejam e sabem também a faixa de preço do produto desejado.

Por isso, é cada vez mais necessário um comportamento ativo em marketing por parte dos lojistas criando campanhas de vendas do que apenas reagir à baixa nas vendas divulgando uma ou outra promoção.

 
 
 
 

Outro problema é que as formas tradicionais de propaganda não funcionam tão bem como antes. Pior ainda é quando o empresário faz uma campanha para alavancar as vendas e não acerta na mensagem, não cria um posicionamento ou nem faz uma oferta clara.

Em uma boa campanha de vendas o incentivo para a ação desejada precisa além de ser óbvio, ser acompanhado de uma boa razão para a tomada de decisão. E quando se trata de varejo o melhor modelo é criar uma grande oportunidade.

Compare os dois outdoors abaixo:

Exemplo 01

Marketing no Varejo - Campanha Ruim

Exemplo 02

Marketing no Varejo - Campanha Boa

 
 

Qual campanha de vendas você acha que teve o melhor resultado?

Sem dúvida o segundo exemplo teve um melhor resultado, pois tinha uma mensagem clara e com um forte incentivo para o consumidor.

Nós podemos dizer que as duas campanhas de vendas tiveram mais ou menos o mesmo investimento, mas com certeza com resultados bem distintos. Se você nos acompanha há algum tempo já deve ter visto que falamos muito sobre comunicação assertiva, posicionamento e construção de ofertas, porque são estes os pontos que definem o sucesso ou fracasso de uma campanha de vendas.

Esses mesmos erros que são cometidos no mundo off-line são cometidos também em larga escala no mundo online.

Os empresários ficam perdidos sobre como utilizar a internet para atrair pessoas para sua loja, por isso ficam postando seus produtos todos os dias nas redes sociais como se fosse um tabloide da empresa ou ficam apenas publicando conteúdo que não desperta o desejo de compra no consumidor.

E ao passarem por isso muitos empresários passam a acreditar no mito: marketing digital só funciona para e-commerce ou infoprodutos.

Também acabam culpando a alta concorrência, a competição constante por menor preço e também a economia pela falta de resultados. Mas, o grande problema mesmo é a falta de estratégia.

O que acontece é que uma grande parcela dos empresários tem um comportamento reativo, quero dizer que esperam as coisas ficarem bem difíceis, as vendas caírem e o fluxo de caixa ficar no negativo para pensarem em investir em marketing. Por isso, vivem de altos e baixos.

Nós recomendamos aos nossos clientes um comportamento ativo, isto significa que ajudamos a criar um calendário de campanhas e ações estratégicas de marketing para que a loja atraia novos clientes todos os dias.

Nas próximas linhas eu vou compartilhar com você um pouco dos bastidores das campanhas de vendas que fazemos para os nossos clientes de varejo. Você vai entender exatamente o que precisa fazer para que sua loja saia dos altos e baixos e comece a vender todos os dias!

Hoje existe uma grande oportunidade para as empresas usarem na internet ações inovadoras de marketing para atraírem novos clientes para suas lojas mesmos com pouco investimento.

Uma das estratégias que gostamos de aplicar no varejo tanto off-line quanto online é o CLUBE DE COMPRAS VIP ou CLUBE DE COMPRAS SECRETO, como chamam os norte-americanos.

Essa estratégia consiste basicamente em criar uma lista de clientes vip, que recebem promoções que outros clientes que não fazem parte do clube nem ficam sabendo.

O trunfo está em fazer com que os clientes que fazem parte do clube se sintam privilegiados como clientes vip. À medida que o clube fica conhecido mais pessoas desejam fazer parte, alias quem não gostaria de entrar numa loja e levar uma peça com desconto de 40% e olhar para o lado e ver outras pessoas pagando o preço cheio.

Cada nova promoção tem o efeito viral, pois os membros acabam contando para seus familiares e amigos sobre os preços promocionais e cada vez mais gente quer entrar para o clube por indicação.

Eu já vi essa estratégia funcionando em diversas áreas do varejo. Mas, confesso que em lojas de roupas, sapatos e acessórios principalmente femininos o sucesso dessa estratégia é imbatível!

Essa não é uma estratégia que criamos, mas aperfeiçoamos.

Deixe-me te contar como adaptamos essa mesma estratégia para a internet.

Esse modelo que vou te apresentar funciona tanto para lojas virtuais como lojas físicas e já foi testado em lojas de diversos segmentos diferentes.

 
 
 
 

Nós criamos para nossos clientes uma página com a oferta de fazer parte do clube de compras vip com desconto de até 75% em itens da loja.

Assim que entram para o clube de compras vip os prospectos são direcionados a uma página com todos os itens que estão em promoção até o dia x. Geralmente, um curto espaço de tempo.

Se o nosso cliente é um e-commerce, o prospecto poderá comprar online, caso seja uma loja física ele será direcionado para uma página para imprimir seu cupom de desconto e ir para loja aproveitar a oferta única.

Durante o período da promoção o cliente recebe e-mails ou sms diariamente lembrando-o promoção em andamento e incentivando para que ele corra para não ficar com últimas peças, pois, as melhores peças sempre saem muito rápido.

(esse modelo está dando super certo também com lista de transmissão no Whatsapp)

Esse modelo de campanha de vendas é ótimo para atrair as pessoas até a loja para comprar itens de menor valor e saírem da loja também com peças de maior valor, onde o comerciante tem o maior lucro.

Quando sua loja for fazer a próxima campanha de vendas não pense apenas em colocar um preço baixo nos produtos e divulgar nas redes sociais. Se conseguir criar um novo posicionamento, acertar na mensagem e na estratégia poderá colher grandes resultados com o mesmo investimento que antes não trouxe bons resultados.

Marketing é estratégia. E o comerciante precisa pensar ativamente em qual é a melhor maneira de impactar seu consumidor diariamente.

Para executar bem essa estratégia existe inúmeras habilidades que você precisa dominar:

Você precisa saber como criar um novo posicionamento para sua empresa e ganhar espaço na mente de seu consumidor. Sua empresa não pode ser vista como só mais uma loja do segmento.

Você precisa escolher os produtos certos para atrair a clientela que vai comprar mais do que só as peças em promoção. A escolha de produtos errados pode gerar movimento na loja e até faturamento, mas pouco lucro.

Você precisa construir uma boa oferta para que as pessoas sintam realmente vontade de ir até a loja e aproveitar o desconto. Errar na construção da mensagem de vendas pode por tudo a perder.

Você precisa também saber como criar o conteúdo dos e-mails sem ser apelativo, mas ser interessante e envolvente oferecendo o incentivo que o público precisa para tomar a ação de compra.

Além de todo o operacional como configurar ferramentas, criar as páginas e etc...

Se você quer a JG Leads and Sales te ajude a elaborar e personalizar campanhas de vendas para sua empresa e ainda acompanhar de perto com você os resultados, você pode solicitar nossa ajuda clicando aqui.

 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.