[Infográfico] 6 Características de um Ímã Digital de Alta Conversão
16 de abril de 2017
Campanhas de Marketing – Como elaborar abordagens persuasivas?
30 de junho de 2017
Mostrar Tudo
 

Pode parecer algo fácil comprar tráfego, principalmente em vista da facilidade que é usar qualquer plataforma de links patrocinados. Entretanto, a elaboração da estratégia e validação de ideias custa caro.

Nesse artigo vou lhe ensinar: Como gerar leads e ter o retorno de seu investimento de imediato!

Uma boa estratégia de marketing começa com um bom modelo. Por meio de um modelo você consegue prever o próximo passo em cada estágio da campanha.

Antes de iniciar a parte prática de como funciona esse modelo de campanhas, preciso apresentar o estratégico dos bastidores, pois sem ele de nada adiantará ter uma lista enorme que não traz lucros e te impede de vender todos os dias.

Quando compramos leads, ou seja, capturamos e-mails para a nossa base por meio do Facebook Ads ou Google Adwords esse retorno não costuma ser imediato, na verdade existe algo chamado tempo de maturação desses leads.

Um grande engano que os empresários praticam nesse momento é o de esperar conseguir vender para toda essa base nova de pessoas o seu produto ou serviço, quando na realidade nem sempre essas pessoas estão prontas para comprar.

No processo de compra existem diversos fatores envolvidos, dentre eles o valor gerado pelo produto e percebido pelo cliente, a sua autoridade perante o tema, a confiança gerada e entre outros.

Esse processo de maturação e construção de relacionamento com o seu público é normal, por essa razão as empresas precisam ter um planejamento não só diário, semanal ou mensal, e, sim, anual.

Para conseguir vender todos os dias ter uma estrutura de planejamento de campanhas é essencial, e por esse motivo que comecei falando do estratégico.

Para elaborar uma campanha de marketing e vendas você vai precisar de três tipos de campanha:

  • Campanha de Aquisição
  • Campanha de Ativação
  • Campanha de Monetização

Veja a tabela abaixo:

 
 
 
 

Fazer apenas um tipo de campanha é o erro de marketing mais comum em pequenos negócios. Geralmente gastam toda a sua verba de marketing em campanhas de monetização tentando vender para tráfego frio.

Você deve montar um ciclo de campanhas e deixar sua campanha de aquisição rodando todo o tempo gerando novos leads. Assim cada vez vai ficando mais barato vender e terá mais previsibilidade de vendas.

Campanha de Aquisição

O objetivo dessa campanha é engajamento, isto é, fazer as pessoas reagirem ao seu anúncio. Nesse estágio você não oferece produto ou serviço, você apenas oferece conteúdo que vai ajudar o seu lead a superar sua dor.

Como fazer uma campanha de aquisição?

Para montar sua campanha de aquisição você vai precisar de:

1. Um conteúdo de alto valor que trate da maior dor de sua audiência. No corpo de seu artigo ou vídeo você vai convidar o lead para se cadastrar e baixar um ebook , mini-treinamento e etc. Esse é geralmente um conteúdo adicional que completa a informação e entrega gratuitamente uma pequena vitória para o lead.

Você pode aprender a criar um ímã digital de alta conversão clicando aqui.

Veja a imagem abaixo:

 
 
 
 

2. Você vai precisar também de um blog ou uma página onde vai colocar seu conteúdo.

3. Você vai precisar também de uma página de cadastro e uma página de obrigado. Na página de obrigado você deve fazer a oferta de seu produto principal.

Dica: quanto mais recente for um lead em sua lista mais valioso ele é para você.

Veja como está o desenho desse modelo de campanha até o momento:

 
 
 
 

Um passo importante é adicionar um pixel de remarketing para marcar o estágio do lead em suas campanhas. Você deve marcar os seguintes pontos:

  • Acessou conteúdo de engajamento e não cadastrou
  • Cadastrou e não converteu (isto é não comprou o produto principal)
  • Fez a 1º conversão
 
 

Utilize os pixels de acompanhamento do facebook e do adwords ou de qualquer outra plataforma para trabalharem juntos. Assim você consegue impactar as pessoas dentro e fora do facebook.

 
 

Veja como fica o desenho do modelo adicionando o remarketing e outros novos ingredientes:

 
 
 
 

Como fazer uma campanha de monetização?

A campanha de monetização é uma campanha multicanal, isto é feita usando vários canais diferentes como: e-mail e anúncios, por exemplo.

Essa campanha não deve ser direcionada para quem não engajou com seu conteúdo aponto de se cadastrar. Para essas pessoas você continua a rodar uma campanha de aquisição.

Em uma campanha de monetização você realiza um disparo de e-mail no estilo broadcast para a lista construída durante sua campanha de aquisição, mas somente para os que não compraram e também faz remarketing tanto em sites espalhados pela internet quanto em redes sociais como o facebook ou qualquer outra rede social de sua escolha que permita anúncios.

Não faça uma oferta para seus leads quer seja por e-mail quer por meio de anúncios de remaketing sem antes oferecer conteúdo para eles. Tenha sempre em mente que os seus leads estão estudando uma solução e a única maneira de ajudá-los é ensiná-los o caminho.

Você deve criar suas campanhas de monetização em ciclos semanais, quinzenais ou mensais. Você não deve ficar muito tempo com a mesma campanha de monetização, pois ela logo vai perder o efeito por ter se tornada repetitiva.

Crie conteúdos variados para empurrar seus leads para o próximo passo e use-os como gancho para suas campanhas de monetização. Assim suas campanhas não ficam repetitivas e se mantém interessantes para os leads que ainda não compraram de você.

 
 
 
 

Campanha de Ativação – Obtenha o retorno imediato de seu investimento

Enquanto estiver rodando uma campanha de aquisição ou ao terminar uma campanha de monetização você terá uma lista enorme de pessoas que se cadastraram em sua lista de e-mails e não compraram de você.

O que você vai fazer com elas?

Rodar uma campanha de ativação. Para esse modelo de campanha você vai precisar de um tripewire, ou seja, produto de baixo valor. Um tripewire é uma parte de seu produto principal capaz de levar seus leads a uma primeira vitória.

Se quiser aprender mais sobre tripewire, clique aqui.

Por exemplo, aqui na JG Leads and Sales nós disponibilizamos o e-book “Manual estratégico para criação de campanhas online utilizando: Facebok Ads, Google Adwords e E-mail Marketing” por apenas R$ 7,00 para os leads que passam por nossas campanhas e não contratam nosso serviço de consultoria ou não participam de nossos grupos de negócios.

 
 
 
 

Apenas com os leads que adquirem nosso manual pagamos o investimento feito em nossa campanha de aquisição e até ficamos com o troco para o café... rsrs

Veja um exemplo:

Recentemente investimos R$ 1.000,00 em uma campanha de aquisição e foram gerados 869 leads a um custo médio de R$ 1,15. Dos mais de 800 leads gerados 195 compraram nosso manual gerando um faturamento de R$ 1.365,00, isto apenas com a campanha de ativação.

Você pode aplicar esse modelo em seu negócio independente de seu segmento.

Devido a nossa capacidade limitada de atender novos clientes, não mantemos nossas campanhas de aquisição rodando o tempo todo. Apenas apertamos o play quando precisamos repor nossa cartela de clientes.

Se você deseja aprender a colocar em prática toda essa estratégia ensinada nesse artigo, você poderá adquirir nosso Manual estratégico para criação de campanhas online utilizando: Facebok Ads, Google Adwords e E-mail Marketing por apenas R$ 7,00, clicando aqui.

 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.