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Com o mercado cada vez mais competitivo é necessário que as empresas criem suas estratégias de diferenciação e posicionamento para que ganhem espaço na mente de seus consumidores como sendo a melhor opção.

Neste artigo eu vou te apresentar o nosso checklist de 3 passos para você conseguir criar sua estratégia de diferenciação e começar a conquistar mais clientes nos próximos dias.

Esse passo a passo é o mesmo exercício que utilizamos para criar um novo posicionamento para nossos clientes e pela primeira vez estamos abrindo esse bastidor para você que nos acompanha.

Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

 
 
 
 

Fazer uma análise de seu posicionamento é fundamental para avaliar qual é a mensagem que a empresa transmite ao mercado.

Um posicionamento genérico pode matar o fluxo de caixa de qualquer empresa.

Infelizmente o que é muito comum no mercado, principalmente, entre pequenos negócios é a “estratégia da imitação”.

Se é que posso chamar isso de estratégia...

Tudo que o concorrente faz, a empresa copia. Todo o tempo à empresa fica apenas correndo atrás de seus concorrentes, não faz nada para sair na frente.

Não estou querendo dizer que boas ideias não podem ser copiadas, sim claro que podem, mas também podem ser melhoradas.

Se uma empresa insiste em copiar seus concorrentes, seu posicionamento fica confuso e os consumidores não conseguem entender a diferença entre ela e seus concorrentes.

Quando isso acontece em um mercado a disputa pelo menor preço se tornar o único diferencial, isto é a única razão para o consumidor decidir entre a empresa A ou B.

Se você está lendo esse artigo é porque deseja por um fim nisso é criar um novo posicionamento para sua empresa.

Eu vou supor aqui que você não é o líder de seu mercado e vou recomendar que você use uma estratégia de flanqueamento.

A estratégia de flanqueamento envolve você identificar qual é a imagem do líder de seu mercado e identificar falhas em seu posicionamento para que você tenha munição para atacar o que o líder de seu mercado representa, ou seja, seu posicionamento.

Pareceu muito teórico ou difícil? Não se preocupe em entender logo no início esses conceitos, se você seguir o exercício prático que vou lhe passar nesse artigo, você vai conseguir criar sua estratégia de diferenciação.

 
 

1º Passo de sua Estratégia de Diferenciação – Identifique a mensagem principal de seus concorrentes:

Escreva o que as pessoas têm ouvido em termos de oferta em seu mercado e crie um comparativo.

 
 
 
 

Veja um exemplo no mercado de agências de marketing digital:

 
 
 
 

2º Passo de sua Estratégia de Diferenciação – Crie Conceitos que mostrem que você tem algo Superior aos Concorrentes

Agora é a hora de você encontrar uma brecha na imagem de seus concorrentes para se apresentar como algo superior, mais novo ou uma solução mais inteligente.

Para isso você vai se basear na Teoria da Argumentação que consiste em criar novas verdades ou novos pontos de vistas a partir de um conceito pré-existente.

Em outras palavras, você vai criar uma hipótese ruim para o posicionamento de cada concorrente e argumentar porque você é a melhor opção.

Utilize a seguinte estrutura:

[PROMESSA DO CONCORRENTE] é algo bom, porém se [HIPÓTESE RUIM]?

É por essa razão que eu prefiro [SUA PROMESSA].

Veja um exemplo prático de como aplicamos essa técnica ao construir nosso posicionamento.

Vou dar exemplo de como usamos a estrutura acima para rebater o posicionamento de cada concorrente da nossa agência.

Encontrando Falhas na Imagem da Agência A:

Seu Site na Primeira Página do Google é algo bom, porém e se isso não ajudar A VENDER?

É por essa razão que eu prefiro criar uma boa COPY (mensagem persuasiva) e uma boa OFERTA para ajudar nossos clientes a VENDER TODOS OS DIAS.

Encontrando Falhas na Imagem da Agência B:

Conteúdo para Gerar Novos Leads é algo bom, porém e se os leads não comprarem de você?

É por essa razão que ao invés de simplesmente ficar nutrindo leads eu prefiro criar NOVAS CAMPANHAS DE VENDAS ONLINE PARA TER MAIS PREVISIBILIDADE, SEGURANÇA E MAIS LUCRO.

Encontrando Falhas na Imagem da Agência C:

Links Patrocinados com o Maior ROI é algo bom, porém e se PARAR DE CONVERTER?

É por essa razão que eu prefiro criar NOVAS ABORDAGENS e ENCONTRAR MULTIPLAS MANEIRAS DE VENDER O MESMO PRODUTO.

Depois de finalizar esse exercício você terá criado seu POSICIONAMENTO MESTRE e suas mensagens de apoio.

Em nosso caso o nosso posicionamento mestre é: VENDA TODOS OS DIAS!

E nossa mensagem completa é:

VENDA TODOS OS DIAS por meio de Campanhas de Vendas Online e tenha mais Previsibilidade, Segurança e Mais Lucro Criando NOVAS ABORDAGENS e Encontrando Múltiplas maneiras de Vender o mesmo Produto

Esse é o nosso posicionamento, ou seja, a mensagem que queremos cravar na mente do nosso consumidor e por isso vamos defendê-la em todas as nossas peças de conteúdo, sejam artigos ou vídeos e também em nossas campanhas de vendas.

3º Passo de sua Estratégia de Diferenciação – Defenda seu Posicionamento

Assim como você criou uma mensagem poderosa para atacar o posicionamento de seus concorrentes, pode ser que eles façam o mesmo e você precisa se antecipar e defender seu posicionamento.

Pense em como seus concorrentes poderiam atacar o seu posicionamento.

Veja um exemplo baseado no posicionamento criado para nossa agência:

 
 
 
 

Cada contra argumento deve-se tornar um novo gancho para que você reforce sua mensagem na mente de seus consumidores.

Sua mensagem deve deixar claro em que pontos você é diferente de seus concorrentes.

O seu posicionamento deve criar a imagem que você é algo novo, melhor ou uma solução mais inteligente.

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e criar seu novo Posicionamento e sua estratégia de diferenciação.

Se você desejar nossa ajuda para criar seu posicionamento e estratégia de diferenciação você pode entrar em contato com nossos especialistas em venda online, clicando aqui.

Se você decidir se tornar nosso cliente, nós vamos te ajudar também a validar seu posicionamento.

 
 

Não Basta apenas ter um Novo Posicionamento, Você Precisa Validar seu Posicionamento

 
 

Um bom posicionamento é aquele que te ajuda a conquistar mais clientes, ou seja, vender mais.

Além de te ajudar a criar um novo posicionamento, nós vamos te ajudar a criar uma nova abordagem, novos ganchos e uma nova oferta para você utilizar em sua próxima campanha de vendas.

Mais do que isso, vamos te entregar uma nova COPY e te ajudar a montar todas as etapas de sua campanha de vendas online para validar seu novo posicionamento e oferta.

Ao entrar em contato com nossa equipe, informe que você leu esse artigo aqui no blog para que você ganhe nosso bônus especial para leitores desse artigo.

Você vai ganhar GRATUITAMENTE a copy dos e-mails da campanha de ativação e a definição estratégica da linha editorial para as peças de conteúdo de apoio a campanha de vendas.

Atenção! Você só vai ganhar todos esses bônus, se você informar que leu este artigo.

Essa não é uma condição que fazemos para todos os clientes, essa é uma oferta exclusiva para você que é leitor de nosso blog.

Se você realmente deseja a nossa ajuda para definir sua estratégia de posicionamento, clique no botão:

 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.