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Neste artigo você terá acesso aos bastidores de uma das estratégias mais antigas, porém extremamente poderosa para atrair novos clientes. E você vai entender exatamente como ela está sendo adaptada para o Whatsapp.

O marketing digital já se tornou a principal maneira das empresas alcançarem novos clientes e aumentarem seu faturamento e lucro.

Mas, infelizmente milhares de empresários ainda não conseguiram avançar no uso de estratégia de marketing digital que resultem em lucro para sua empresa.

O grande problema é que a cada dia aparece uma nova estratégia, um novo canal e novas tendências no mercado. E o empresário fica totalmente perdido.

Se por um lado a internet é uma grande fonte de pesquisa e informação por outro lado ela pode mais atrapalhar do que ajudar.

Como assim?

A maior parte do conteúdo distribuído gratuitamente na internet é apenas uma peça solta de algo muito maior.

Juntar todas as peças leva muito tempo. Além de serem necessários muitos testes para descobrir o que funciona e o que não funciona. O que gasta muito tempo e dinheiro.

Certa vez eu ouvi a seguinte frase: o segredo do futuro do marketing está no passado.”

Eu achei genial. Isso faz muito sentido.

Pense um pouco.

O que você prefere: seguir um plano baseado em processos já validados ou se arriscar em testar algo novo ou até mesmo reinventar a roda?

Vou tentar ser mais claro para você entender minha mensagem.

Por exemplo, vamos falar de Whatsapp.

Todo mundo sabe que as pessoas estão super conectadas e que uma mensagem de whatsapp tem um grande poder.

Se você enviar uma mensagem via whatsapp ela com certeza será aberta pelo destinatário.

E eu me arrisco a dizer que se uma empresa conseguir usar estrategicamente o whatsapp ela pode se dar muito bem.

Só que é neste momento que eu vejo muitas empresas escorregando feio.

Ao invés de buscarem estratégias já validadas em outros canais como, por exemplo, no email marketing e adaptar para o whatsapp, ficam tentando criar uma nova estratégia do zero.

Neste artigo você vai aprender a como incluir o whatsapp em uma campanha de vendas.

Há décadas o mercado americano explora uma estratégia que eles batizaram de “clube de compras secreto”.

Essa estratégia consiste em criar um grupo de pessoas com interesse em comum em determinado produto ou categoria de produtos e serviços com a oferta de benefícios especiais.

Uma das adaptações mais recentes desse tipo de estratégia foi amplamente utilizada para campanhas de vendas por e-mail.

Veja basicamente como funciona:

 
 
 
 

O primeiro passo é criar uma super oferta de produtos de uma determinada categoria e pedir que os interessados se cadastrem para receber essas ofertas por e-mail com condições especiais e exclusivas para o grupo.

E por esse motivo que está campanha também é chamada de clube de compras vip.

Para executar essa campanha você precisa:

  • Produto ou Categoria de Produtos com ofertas tentadoras.
  • Página de Cadastro
  • Página com Todos os Produtos com Preços Especiais
  • Upsell – Oferta de um segundo produto complementar ao produto em oferta escolhido.

Essa mesma campanha funciona muito bem para lojas virtuais, lojas físicas e restaurantes. Também serve para vender pacotes de produtos e serviços de estética ou até mesmo ingressos para um evento presencial.

Se você deseja utilizar o Whatsapp como parte de sua estratégia de marketing você precisa pegar estratégias que já funcionam em outros canais e simplesmente adaptá-las para incluir o whatsapp.

Você não precisa inventar nada, só adaptar o que já está dando certo e incluir o whatsapp em sua estratégia de marketing.

O problema é que muito gente fica querendo começar uma nova estratégia do zero.

Ou começam a desenhar uma campanha super complexa ou um funil de vendas perfeito.

Esse é o motivo das empresas travarem em suas estratégias de marketing digital.

Observando o diagrama da campanha como mostrado acima fica fácil de você perceber como poderia incluir o Whatsapp nessa estratégia de marketing e vendas.

Uma coisa que eu não faria é trocar o uso do e-mail pelo whatsapp, porque o e-mail ainda continua sendo muito importante como meio direto de comunicação com as pessoas.

O que eu recomendo fazer é utilizar o whatsapp como mais um ponto de contato com a sua audiência.

Ele deve ser utilizado como mais um meio de sua empresa entregar sua mensagem aos consumidores.

Essa é a maneira mais simples e eficiente de você começar a usar o whatsapp como parte de sua estratégia de marketing.

A medida que você cria grupos e listas de distribuição, você cria novos incentivos com ofertas fortes para a tomada de decisão imediata.

Se você tem uma loja física, loja virtual ou tem um negócio onde existe um produto ou serviço que já é conhecido e desejado, você não precisa ficar criando conteúdos aleatórios para criar uma audiência para que algum dia você tente vender algo para eles.

O que você precisa mesmo é criar novas ofertas, novas cartas de vendas com novas abordagens que incentivem a tomada de decisão.

Por isso, eu não recomendo a criação de grupos de whatsapp ou lista de distribuição apenas para propagação de conteúdo ou discussão de assuntos específicos.

Porque naturalmente nesse cenário quando você fala que vai vender algo a taxa de rejeição é altíssima.

Então, se você tem algo para oferecer e vender já monte um grupo com pessoas interessadas em adquirir vantagens e benefícios especiais para adquirir determinados produtos ou serviços.

Para qualquer empresa a criação de conteúdo deve entrar de forma estratégia como peças de apoio de uma campanha de vendas.

Se não for assim, o conteúdo criado será apenas uma peça solta e legalzinha que gera curtidas e não vendas.

E eu não acredito que esse seja seu objetivo.

Não mesmo!

Se o seu objetivo é usar estratégias de marketing para vender mais de forma inteligente usando a internet, você pode pedir para bater um papo com nossa equipe e participar de nossa sessão estratégia.

Durante essa reunião gratuita de aproximadamente 40 minutos, nosso time de especialistas vão apresentar um diagnóstico de sua presença online e apontar entre as várias opções estratégicas que você tem no momento qual é a primeira coisa que você precisa fazer.

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Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.