fbpx
Marketing B2B: Como Criar Campanhas de Vendas para Captar Clientes
10 de janeiro de 2018
Agência de Marketing Digital – O que Você Precisa Saber Antes de Contratar uma?
22 de março de 2018
Mostrar Tudo
 

E-mail marketing ainda funciona? Seu eu tentar vender por e-mail não serei um vendedor chato e até confundido com spam?

É verdade ninguém gosta de spam. Mas, e-mail marketing é muito diferente de spam.

Tem gente que acha que e-mail marketing não funciona mais, porque as pessoas agora usam o whatsapp, por exemplo.

Mas, isso não é verdade. Na realidade o uso de outros aplicativos tendem a completar as estratégias de e-mail marketing.

Neste artigo eu vou te apresentar um modelo de campanha que vai te mostrar exatamente como vender por e-mail.

O grande problema de quem não teve resultados ao tentar vender por e-mail é que geralmente fez isso sem estratégia ou para uma lista comprada.

A verdade é simples: se você fizer e-mail marketing do jeito errado, não tem como dá certo mesmo.

Aqui na JG Leads and Sales utilizamos diversas estratégias de e-mail marketing para completar nossas campanhas online e ajudar nossos clientes a também vender por e-mail.

 
 
 
 

Se você deseja vender por e-mail você precisa aprender o conceito básico das estratégias de e-mail marketing

Existem três passos básicos em qualquer estratégia de e-mail marketing, são eles:

1.Segmentação

Em resumo, nessa etapa você separa os interessados dos desinteressados no assunto. Não se preocupe mais adiante vou lhe mostrar uma das maneiras como nós fazemos isso.

2. Engajamento

Nessa etapa você entrega uma peça de conteúdo que vai preparar as pessoas em sua lista para oferta.

3. Oferta

Esse é o momento que você envia de fato sua sequencia de e-mails de vendas.

Pare e pense um pouco, principalmente se você até agora não teve resultados com e-mail marketing.

Você ou o profissional contratado seguiu essa estrutura?

Não?!

Então você já sabe por que não teve resultados.

Agora que você conhece a causa nº1 do fracasso de quem tenta vender por e-mail e não consegue. Gostaria de propor para você um desafio. Topa?

Eu vou te ensinar uma única estratégia de e-mail marketing que você sozinho será capaz de implementar em seu negócio e começar a vender nos próximos 7 dias.

Para te ajudar na implementação eu preparei o guia estratégico: “Venda mais por e-mail nos próximos 7 dias”.

Ele está disponível para download gratuito no final dessa página e deve ser utilizado junto com o plano de ação abaixo.

 
 
 
 

Plano de Ação de 7 dias para vender por e-mail

Passo1: Escolha um único produto que pretende oferecer para sua lista.

Qual é a melhor condição que você pode oferecer para quem adquirir esse produto nos próximos 7 dias?

Você pode dar algum desconto, bônus ou montar um combo especial.

Um detalhe importante que essa oferta precisa ser única e somente válida pelos próximos 7 dias.

Passo 2: Crie sua peça de conteúdo que será responsável pelo engajamento e preparação para compra.

Essa não é qualquer peça de conteúdo. Ela deve ser capaz de preparar as pessoas para comprar seu produto.

Um passo importante nessa etapa é escolher qual é o melhor tipo de abordagem para seu produto.

 
 
 
 

Abordagem Direta:

É ideal para aqueles produtos em que o consumidor já está predisposto a comprar, exemplo: carro, casa, roupas, celular e etc.

Abordagem Indireta:

É ideal para aqueles produtos ou serviços que o consumidor precisa de um pouco mais de informação antes de adquirir, exemplo: consultoria, serviços, cursos online, produto em fase de lançamento e etc.

Sua peça de conteúdo pode ser no estilo: “Como Conseguir Alcançar XYZ”.

Uma característica de uma peça de conteúdo que prepara o cliente para a compra é mostrar o que fazer para resolver um problema bem específico, entregando uma pequena vitória.

Ao final de sua peça de conteúdo você deve fazer sua oferta e dar todos os detalhes, destacando todos os benefícios do produto oferecido.

Material de Apoio para essa etapa

Artigos:

O Primeiro Passo para Melhorar as Oportunidades em Vendas
Campanhas de Marketing – Como elaborar abordagens persuasivas?
Como Definir um Posicionamento Estratégico para sua Marca ou Negócio

Palestra:

Como Criar uma Mensagem Poderosa e Persuasiva para VENDER seus Produtos e Serviços

Passo 3: Defina como vai entregar sua peça de conteúdo com oferta.

Qual é a melhorar maneira de entregar sua copy?

Seria em um Webinar? Em uma palestra gravada? Em uma página de vendas com vídeo? Ou página de vendas somente com texto?

Agora é só definir o formato que seu conteúdo com oferta será entregue.

Passo 4: Crie a página onde será entregue seu conteúdo.

Agora que você tem pronto sua campanha, vamos aos materiais de apoio para gerar vendas por e-mail.

Venda por e-mail utilizando a seguinte estratégia de e-mail marketing:

 
 
 
 

Etapa da Segmentação

Dispare de 2 a 3 e-mails com um convite para a sua peça de conteúdo.

A cada e-mail vá variando o titulo e criando escassez em relação ao convite que está sendo feito.

Após essa primeira etapa de convite você, só vai continuar disparando e-mails para quem aceitar seu convite por clicar em um dos links dos e-mails que você disparou.

Obs.: Você deve configurar sua ferramenta para que ela mova para outra lista quem clicar no link do e-mail para receber a peça de conteúdo.

Etapa do Engajamento

Novamente dispare 2 a 3 e-mails para quem se interessou no conteúdo na etapa de segmentação.

A cada e-mail você deve ir criando escassez para a peça de conteúdo da campanha.

Nessa etapa aqui já começam a chegar às primeiras vendas ou pedidos de orçamento.

Quem tomar essa ação deve ser movido de lista e não deve mais receber os e-mails dessa campanha.

Agora para quem engajou e foi até a peça de conteúdo e não comprou você vai rodar uma última sequencia de e-mails.

Obs.: Quem não interagiu na etapa de segmentação não deve receber mais os e-mails dessa campanha.

Etapa da Oferta

Novamente você deve disparar uma sequência de 2 a 3 e-mails fazendo uma oferta.

Todos os detalhes da oferta que estavam ao final da peça de conteúdo agora vem para o e-mail.

E não se esqueça de criar uma forte escassez da oferta. Visto que a oferta dura 7 dias, nesse ponto deve está faltando apenas 3 a 2 dias para o encerramento.

Se desejar você pode usar um cronômetro no corpo do próprio e-mail e adicionar expressões como, por exemplo:

Quando o contador chegar a zero essa oferta não estará mais disponível. Se você deseja aproveitar essa oferta é melhor fazer isso agora.

Agora chegou o momento de você colocar mão na massa.

E você pode começar agora mesmo a trabalhar em sua próxima campanha de vendas por e-mail, pegando gratuitamente seu exemplar de nosso guia de implementação.

Baixe agora mesmo o Guia Estratégico de Implementação: “Venda mais por e-mail nos próximo 7 dias”.

Para quem é esse guia?

Para empresas que já possuem lista de e-mails de clientes antigos ou leads gerados através da internet.

Essa estratégia funciona para qualquer tipo de negócio.

O que você vai receber?

Você terá acesso ao passo a passo completo para a elaboração de sua campanha e também a templates de e-mail para que você possa entender como cada e-mail deve ser escrito.

Esse é um guia completo para você implementar essa estratégia.

Não perca tempo! Baixe agora o Guia Estratégico de Implementação: “Venda mais por e-mail nos próximo 7 dias”, clicando aqui.

 
 
 
Jonathan Gomes
Jonathan Gomes
Consultor de Marketing Especializado em Funil de Vendas Online. Designer Gráfico por paixão e encontrou no marketing uma grande oportunidade para ajudar pequenas e médias empresas a aumentar sua captação, melhorar suas oportunidades e conversões em vendas.